Imagem-interna-PrEP-Aecio-Freitas

PrEP

A Profilaxia Pré Exposição (PrEP) e a Profilaxia Pós Exposição (PEP), são formas fáceis, discretas e seguras de se prevenir do HIV. Além disso, não interferem no prazer e são para todos que se sentem sob risco, independentemente de gênero e orientação sexual. Em relação à PrEP consiste na tomada de um comprimido diário ou sob demanda, com exames de 4 em 4 meses e que pode ser indicada a partir de 15 anos de idade. Dessa forma, a prevenção combinada com a PrEP busca alcançar um impacto maior na redução de novas infecções pelo vírus HIV, com estratégias baseadas nos direitos humanos e em evidências científicas. Assim, respeita-se a diversidade, preferências e momentos pessoais com a maior proteção.

 

PEP | DoxiPEP

As taxas de infecções bacterianas sexualmente transmissíveis (IST’s), como sífilis, clamídia e gonorreia, tem aumentado. Nesse contexto, da mesma forma que a PrEP e a PEP são eficazes contra a HIV, estudos têm demonstrado que o antibiótico doxiciclina é um método potente de prevenção contra ISTs bacterianas. Mais especificamente, nesses estudos, a doxiciclina foi usada como Profilaxia Pós-Exposição (DoxiPEP), com a tomada de 2 comprimidos do antibiótico até 72 horas depois das relações. Nos EUA, por exemplo, a doxiciclina esteve associada a 88 % menos casos de clamídia e 87 % menos casos de sífilis. Já na França, o grupo que tomou a DoxiPEP teve 73% menos sífilis e 70% menos casos de clamídia em um estudo e 79% menos sífilis em outro, mostrando eficácia também na prevenção de outras infecções bacterianas sexualmente transmissíveis. Vale destacar que o preservativo segue sendo muito importante, no entanto, existem outras formas de se prevenir. Por isso, é importante saber mais e escolher as formas de prevenção que tenham mais a ver com você e seu ritmo de vida, de maneira justa, plena e inclusiva.

Estarmos prontos para incorporar novas tecnologias é tão importante quanto saber utilizá-las da melhor forma. Nesse sentido, estudos sobre resistência bacteriana, se a DoxiPEP induz a seleção de bactérias resistentes entre as IST’s ou sobre na flora bacteriana dos pacientes, estão em andamento. Portanto, o uso irracional, indiscriminado, deve ser evitado.

Passar com um especialista para saber mais sobre o PrEP possuem vários benefícios:

  • Baixa burocracia;
  • Sem fila de espera;
  • Privacidade;
  • Médico especialista;
  • Conforto de não precisar se locomover a algum local para ter uma consulta.

“Todo indivíduo tem direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal.”
(Art. 3, da Declaração Universal dos Direitos Humanos)

Assista ao vídeo:

Imagem home Dr. Aécio Freitas

Dr. Aécio Freitas - Infectologista

O Dr. Aécio Freitas é médico infectologista, especialista em Moléstias Infecciosas e Parasitárias pela Universidade de São Paulo (USP) e certificado pela Sociedade Brasileira de Infectologia. Atua como infectologista no Centro de Referência em Infectologia de Ribeirão Preto-SP e faz parte dos grupos NotreDame e Hapvida. Sua experiência abrange o diagnóstico e tratamento de Hepatites virais A, B e C, HIV, ISTs e PrEP, além de possuir conhecimento em exposição a materiais biológicos, medicina tropical e medicina dos viajantes.

O Dr. Aécio faz atendimento online!
Clique abaixo e saiba mais.

Aécio Freitas - Doctoralia.com.br